segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A Alimentação do Idoso



Com o passar da idade, as pessoas tendem a perderem o interesse pela ingestão correta de alimentos, principalmente líquidos e fibras. Com a falta de parte ou toda a dentição, o consumo de alimentos calóricos e fibrosos fica ainda mais complicado
O desgaste das papilas gustativas gera uma diminuição no consumo de alimentos doces e salgados e um maior interesse por sabores amargos e azedos.
Além disso, o reflexo gástrico-cólico, contrações colônicas de grande amplitude gerados após o inicio de uma refeição, diminui gradativamente a cada ano, auxiliando na constipação intestinal.
A baixa produção de hormônios, como a insulina pode causar um metabolismo anormal de glicose, assim tendo mais chances de desenvolver um caso de diabetes tipo II.
A dietary Allowances Commission and food and Nutrition Board, recomenda 1 a 1,5 mL de líquidos por kcal de alimento ingerido, cerca de 8 a 10 copos de liquido.
As fibras devem ser regulamente consumidas sendo 6 gramas de fibras solúveis: frutas , aveia, legumes e cevada. E cerca de 15 gramas de fibras insolúveis: folhas, trigo e grãos.
As proteínas devem ser consumidas sempre com a maior qualidade possível, com a ingestão de peixes, peito de franco, filé mingnon, leites e derivados desnatados, pois são eles que irão fornecem todos os aminoácidos necessários para manter o balanço nitrogenado positivo.A recomendação diária é igual à de m jovem: 0, 8 g/kg/dia.
Os carboidratos ofertam a maior parte de calorias diárias cerca de 50 a 60 %.  Com o envelhecimento as alterações da curva glicêmica podem se comparar com a de um diabético logo é necessário a oferta de carboidratos integrais ricos em fibras.
Restringindo a sacarose e farinhas altamente refinadas, as constipações intestinais, câncer de colón e diabetes mellitus são previnidos.
Os lipídeos devem ser controlados já que os idosos apresentam uma tendência na elevação da pressão arterial, elevação do colesterol total e do LDL(colesterol ruim) e diminuição do HDL (colesterol bom). Reduzem as atividades físicas e uma deficiência de vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K)
A recomendação de lipídeos na dieta deve ser de 25% do valor calórico total.
Em alguns casos recomenda-se um aumento na ingestão para que a dieta fique mais palatável ao idoso com anorexia.


Alguns hábitos diários tornam a alimentação do idoso melhor como:
-não cozinhar com gordura animal (banha)
-dar preferência à água e sucos naturais.
-não substituir as refeições por lanches.
-comer devagar, mastigando bem os alimentos.


Referências Bibliográficas:

                                                                    Feito por Rayssa Fachette

Nenhum comentário:

Postar um comentário