sábado, 29 de janeiro de 2011

Fenilcetonúria (PKU)

No post de hoje irei falar sobre a fenilcetonúria  também conhecida como PKU, trata-se de uma doença genética e recessiva em que há a deficiência da enzima fenilalanina hidroxilase que é responsável pela conversão do aminoácido Fenilalanina em Tirosina. A PKU pode se manifestar de várias formas diferentes, mas aqui irei falar apenas da PKU clássica. O que acontece é que como o aminoácido fenilalanina não vai ser metabolizado e convertido em tirosina, a sua concentração vai ficar muito alta no sangue o que causa graves conseqüências no sistema nervoso central sendo afetado o desenvolvimento cognitivo e outras funções neurológicas como a formação da bainha de mielina. Uma característica do fenilcetonúrico é a pigmentação da pele e dos cabelos que costuma ser muito clara devido à falta de melanina, que fica prejudicada pela ausência de tirosina que por sua vez é metabolizada pela fenilalanina hidroxilase.

Reação prejudicada pela falta da enzima fenilalanina hidroxilase.
Essa reação ocorre no fígado em pessoas que não possuem PKU, no caso de pessoas com a doença a fenilalanina não é convertida em tirosina e fica acumulada no sangue.

E o que acontece com a fenilalanina?
como ela não pode ser convertida em tirosina a fenilalanina acaba seguindo vias metabólicas alternativas, então ela reage com o alfa-cetoglutarato produzindo o fenilpiruvato catalisada pela enzima fenilalanina transaminase logo em seguida a redução desse metabólito leva a formação de fenil-lactato e a sua descarboxilação leva a formação do fenilacetato, substância que confere um forte odor a urina dos fenilcetonuricos.
Outro problema que ocorre é que como a estrutura do fenilpiruvato é semalhante a do piruvato, ambos competem pela enzima piruvato translocase(a transportadora de piruvato para dentro da mitocôndria)  restringindo assim a produção de ATP pela glicose, como o ATP é o unico subtrato oxidavel pelo cérebro, talvez isso explique os problemas que a PKU pode causar no Sistema Nervoso Central como microcefalia, irritabilidade, retardo mental, hiperatividade e a formação da bainha de mielina.

 

O Tratamento da fenilcetonuria é realizado na base da dietoterapia, com uma alimentação contendo uma baixa concentração de fenilalanina, restringindo a ingestão de alimentos com alto conteúdo protéico, principalmente os de origem animal e qualquer outro q seja rico em fenilalanina, ou seja, é uma dieta semelhante a dieta vegetariana. Como toda proteína possui fenilalanina, então o fornecimento de aminoácidos a um fenilcetonurico através de dietas convencionais poderia atingir um alto nível de fenilalanina no sangue, superior ao tolerável e isso é um perigo. A quantidade média que a dieta deve conter é entre 250 e 350mg de fenilalanina por dia.OBS:O individuo que não é portador da fenilcetonuria deve ingerir por dia cerca de 2500mg de fenilalanina.



Referências:
http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102000000100016
http://www.scribd.com/doc/16341888/Fenilcetonuria-ou-PKU
http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0708/g41_aspartame/fenilcetonuria.html
Lehninger Princípios da Bioquímica Quarta Edição

Victor Hugo de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário