quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Nutrição na Gestação - SAF (Síndrome Alcoólica Fetal)

A síndrome alcoólica fetal é uma combinação de defeitos que aparecem em recém-nascidos. Esses defeitos afetam o crescimento e desenvolvimento do cérebro da criança (atraso mental) causando problemas no Sistema Nervoso Central.

Evidências abundantes tanto em estudos em animais como em experiência humana associaram o consumo em  grande quantidade de álcool por uma mulher grávida como um padrão específico de anormalidades no recém nascido. A condição resultante é conhecida como a síndrome alcoólica fetal. São características desta síndrome déficits de crescimento pré e pós-natal, atrasos de desenvolvimento, microcefalia, alterações oculares, anormalidades faciais e de articulações esqueléticas. Quando um número limitado dessas características está presente, diz-se que o lactante tem efeitos alcoólicos fetais. O uso de álcool durante a gravidez foi associado a aumento da taxa de aborto espontâneo, descolamento prematuro da placenta e parto de BPN(baixo peso ao nascer).
Algumas evidências mostram que o curso e o resultado da gravidez podem ser significativamente melhores, se as mulheres com um problema de bebida se abstiverem do álcool ou diminuírem seu consumo até algumas semanas após a concepção ou as primeiras semanas de gravidez.
Os mecanismos pelos quais o álcool afeta o feto não são completamente compreendidos. O álcool pode ser tóxico durante a blastogênese e diferenciação celular ou o dano fetal poderia ser o resultado de deficiências dietéticas ou metabolismo alterado de nutrientes-chave, como vitaminas A, C ou folato.
Doses elevadas podem prejudicar o transporte de oxigênio pelo cordão umbilical. Há prejuízos na divisão das células, com o menor número e anormalidades nas que se formam, podendo causar lesões cerebrais fetais no início da gestação. O quadro de desnutrição pode se agravar naquelas que assim se encontram, por interferir no transporte de nutrientes. Além de não possuírem nutrientes, as bebidas alcoólicas fornecem calorias de difícil metabolização. O álcool é um componente com alta capacidade de absorção, elevado valor calórico e efeito vasodilatador, atravessando facilmente a barreira placentária e encharcando o líquido amniótico e os tecidos fetais.

Diagnóstico Principal da SAF
Prejuízos no sistema nervoso central
- Anormalidades neurológicas
- Atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor
- Distúrbios do comportamento
- Prejuízos intelectuais
- Malformações cerebrais
Características da Face
- Fissuras palpebrais curtas (olhos abertos)
- Lábio superior fino
- Filtro entre o nariz e os labios indefinido
- Fácies plana
Os dados sobre o impacto da ingestão descontrolada de álcool no resultado da gravidez são limitados, de forma que a questão sobre qual a quantidade de álcool é segura durante a gravidez permanece desconhecida. Uma pesquisa de 1995 de mulheres americanas que estavam grávidas ou em idade fértil indicaram que elas consumiam mais álcool que as mulheres nas gerações anteriores. Como os dados atuais são insuficientes para recomendar qualquer nível seguro de consumo de álcool durante a gravidez, os provedores de cuidados da saúde devem promover a abstinência do álcool entre mulheres grávidas ou que estão planejando uma gravidez.

Criança com SAF


Referências:
Tratado de Alimentação, Nutrição & Dietoterapia
Krause - Alimentos, Nutrição & Dietoterapia

Victor Hugo de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário