quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Policosanol


100% natural, o policosanol é uma mistura de álcoois alifáticos de alto peso molecular isolado, retirado, geralmente, da cana-de-açúcar, mas pode ser derivado da cera de abelha e do germe de trigo. O policosanol é um medicamento que promove um metabolismo lipídico saudável, diminuindo a biossíntese hepática do colesterol sem inibir a HMG-CoA redutase, portanto entra na classe de redutores de colesterol. Atua no auxilio da redução de triglicerídeos e como um antioxidante para as funções cardiovasculares (elimina os radicais livres produzidos por uma dieta rica em proteínas). O medicamento apresenta algumas vantagens sobre outras drogas hipolipidêmicas, pois não reduz os níveis séricos da coenzima Q10 (uma enzima essencial na produção de energia de cada célula, sendo antioxidante e atuando na manutenção de um coração saudável).
A eficácia da droga foi comprovada quando esta foi utilizada em pacientes com altos níveis de colesterol total e LDL, podendo ser notada uma significativa diminuição de tais níveis. Com base em vários estudos clínicos é correto dizer que o policosanol age incrementando uma via de processamento do LDL, que depende de receptores. É um medicamento seguro em pacientes com diabetes tipo II com hipercolesterolemia.
Estudos feitos sobre a medicação apresentaram resultados como:
·         Reduz significativamente os valores de LDL
·         Evita a oxidação do LDL
·         Eficiência na redução do colesterol total
·         Aumento do HDL
·         Inibição da agregação plaquetária
·         Reduz os níveis de triglicerídeos
·         Previne o desenvolvimento de lesões arteroscleróticas
           
O policosanol, a longo prazo, não provoca efeitos colaterais, porém pode causar outros efeitos pouco frequentes a curo prazo como: insônia, tontura e perda de peso.

O tratamento com o policosanol é seguro, muito bem aceito e tolerado, até agora não foram encontrados problemas na bioquímica clinica ou qualquer efeito adversos atribuíveis ao uso do remédio. Portanto pode ser usado tranquilamente no combate ao colesterol alto para uma vida mais saudável, sempre com acompanhamento médico.

Postado por Luana Barros

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário