terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Vitaminas




Vitaminas são substancias orgânicas que funcionam em quantidades muito pequenas (oligossubstâncias).Muitas delas não são sintetizadas pelo o organismo humano sendo necessária a ingestão diária de uma certa quantidade de cada uma delas.
São divididas em Hidrossolúveis e lipossolúveis.
Hidrossolúveis: (B1/B2/B5/B6/B9/B12/ VIT C)
Funcionam como constituintes indispensáveis de varias coenzimas responsáveis nos percursos metabólicos centrais. São solúveis em água, são transportadas via circulação sanguínea.
Vitamina B1:
Conhecida como tiamina, é essencial para o metabolismo dos hidratos de carbono através da suas funções coenzimáticas que auxiliam as enzimas, as proteínas que controlam os milhares de processos bioquímicos que ocorrem no corpo. A coenzima da tiamina – pirofosfato de tiamina PFT - é a chave para várias reações na decomposição da glicose em energia. A PFT atua como coenzima na descarboxilação oxidativa e nas reações de transcetolização. A tiamina também desempenha um papel na condução dos impulsos nervosos e no metabolismo aeróbico.
É encontrada: nos grãos de cereais, o farelo rico em tiamina é removido durante a moagem do trigo para produzir a farinha branca e durante o polimento do arroz integral para produzir arroz branco
Vitamina B2:
O nome oficial é riboflavina que atua como um intermediário na transferência de elétrons em numerosas reações essenciais de oxi-redução. Participando de varias reações metabólicas dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas e na produção de energia através da cadeia respiratória. As coenzimas de riboflavina são essenciais para a conversão da piridoxina (vitamina B6) e do ácido fólico nas suas formas coenzimáticas e para a transformação do triptofano em niacina.
Está no leite de vaca, ovelha e cabra.
Vitamina B5:
Chamado também de ácido pantoténico,é constituinte da coenzima A, tem um papel chave no metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras e é por isso importante na manutenção e reparação de todas as células e tecidos. Está envolvido nas reações que fornecem energia, na síntese de compostos necessárias como os esteróis, hormônios, neurotransmissores, fosfolípidos, porfirina e anticorpos e no metabolismo dos medicamentos. Outro papel essencial do ácido pantoténico é a sua participação na proteína transportadora de acil, uma enzima envolvida na síntese dos ácidos gordos.
As fontes são: os ovos, leite, vegetais, legumes e cereais de grão inteiro.
Vitamina B6:
Possui como principal função a de ser coenzima. Tem um papel importante no metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e lipídeos; as suas principais funções são: a produção de epinefrina, serotonina e outros neurotransmissores; a formação do ácido nicotínico da vitamina; a decomposição do glicogênio; o metabolismo dos aminoácidos.
As principais fontes são: peixe (atum, truta e salmão), nozes (amendoins, avelãs), pão, milho e cereais de grão integral.

Vitamina B9:
Comumente chamada de ácido fólico, o qual é a forma ativa dos folatos no organismo, atua como uma coenzima em numerosas reações metabólicas essenciais. Têm um papel importante no metabolismo dos aminoácidos, os constituintes das proteínas. Estão também envolvidas na síntese dos ácidos nucléicos, as moléculas que transportam a informação genética nas células, bem como na formação das células sanguíneas e de alguns dos constituintes do tecido nervoso. O ácido fólico é assim essencial para o crescimento correto e para o funcionamento ótimo do sistema nervoso e da medula óssea.
É encontrada em fígado, vegetais de folha verde escura, feijões, gérmen de trigo e levedura. Outras fontes são a gema de ovo, o linho, o sumo de laranja e o pão de trigo integral.

Vitamina B12:
A vitamina B12 é fundamental para a formação dos corpúsculos do sangue, do revestimento dos nervos e de várias proteínas. Também se envolve no metabolismo dos hidratos de carbono e da gordura e é essencial para o crescimento. A adenosilcobalamina é a coenzima para a isomerização de 1-metil-malonil-CoA para succinil-CoA (uma reação importante no metabolismo dos lipídeos e dos hidratos de carbono) e na redução do ribonucleótido (o qual fornece os blocos de construção para a síntese de ADN). As reações que envolvem a metilcobalamina incluem a biossíntese da metionina, metano e acetato. Existe evidência de que a vitamina B12 é necessária na síntese dos poliglutamatos dos folatos (coenzimas ativas necessárias na formação do tecido nervoso) e na regeneração do ácido fólico durante a formação dos glóbulos vermelhos.
As fontes: são os peixes, os ovos e os lacticínios.
Vitamina C:
É necessária para a produção de colágeno, a substância intercelular que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. A vitamina C também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e auxilia na absorção do ferro a partir da dieta. É também necessária para a síntese dos ácidos biliares.
Além disso, a investigação mostrou o papel da vitamina C em:
·                    síntese de várias hormonas e neuro-transmissores importantes
·                    metabolismo do ácido fólico
·                    função imunitária
·                    função redox/anti-oxidante
·                    nas reações metabólicas de certos amino-ácidos.
É encontrada em pimentão doce, salsa, couve-flor, batatas, batatas doces, morangos, goiaba, manga.


Vitaminas Lipossolúveis:
São as vitaminas A, D, E e K, solúveis em gorduras, encontradas em alimentos essencialmente lipídicos. Necessitam da bile para sua absorção e são transportadas via circulação linfática. Podem ser armazenadas e suas funções são geralmente estruturais.

Vitamina A:
A vitamina A é sensível à oxidação pelo ar. A perda de atividade é acelerada pelo calor e pela exposição à luz. A oxidação das gorduras  pode destruir as vitaminas lipossolúveis, incluindo a vitamina A. A presença de anti-oxidantes, tais como a vitamina E contribui para a proteção da vitamina A.
O beta-caroteno é uma das vitaminas mais estáveis em vegetais. Têm sido documentadas perdas pela cozedura de 25%, mas apenas após fervura por um período comparativamente longo.
A vitamina A é essencial para a visão, para um crescimento adequado e para a diferenciação dos tecidos.
As fontes: cenouras, os vegetais de folhas verde escuro e amarelas, abóboras e melões. A vitamina A pré-formada ou retinol pode ser encontrada no fígado, gema de ovo.
Vitamina D:


A vitamina D é essencial para a homeostase. Necessária para a absorção do cálcio e do fósforo no intestino grosso, para a sua mobilização a partir dos ossos e a para a sua reabsorção nos rins. Através destas três funções, a vitamina D tem um papel importante em assegurar o funcionamento correto dos músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular e utilização de energia. O depósito de minerais no esqueleto é o resultado de elevadas concentrações de cálcio e fósforo no sangue, sendo assim apenas indiretamente devido apenas à ação da vitamina D.
Para executar as suas funções biológicas, o calcitriol, assim como outros hormônios, liga-se a receptores específicos nas células alvo. Esses receptores têm sido encontrados em uma grande variedade de tecidos. Tem sido proposto que a vitamina D é também importante para a secreção de insulina e prolactina, resposta imunitária e ao stress, síntese da melanina e para a diferenciação das células da pele e do sangue.
O colecalciferol é sintetizado na pele através da ação da luz ultravioleta no 7-dehidrocolesterol, um derivado do colesterol que está distribuído de forma generalizada na gordura animal. Ou seja, é necessário tomar sol para que o organismo sintetize a vitamina D.
Fontes: óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada, tais como as sardinhas, o arenque, o salmão. Os ovos, a carne, o leite e a manteiga.
Vitamina E:
A função principal da vitamina E é a proteção dos tecidos do corpo de reações que os danifiquem (perioxidação) as quais surgem a partir de muitos processos metabólicos normais e agentes tóxicos exógenos.Logo, a vitamina E:
·                    protege as membranas biológicas, tais como as encontradas nos nervos, músculos e sistema cardiovascular.
·                    ajuda a prolongar a vida dos eritrócitos (glóbulos vermelhos) e
·                    ajuda o organismo a utilizar a vitamina A de forma ótima

Fontes naturais: Os óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, girassol) e o gérmen de trigo
Vitamina K:
A vitamina K é encontrada em varias formas, a vitamina K1 (filoquinona, fitonadiona) encontra-se principalmente nos vegetais. A vitamina K2 (menaquinona), é sintetizada por bactérias no trato intestinal dos seres humanos e de vários animais. A vitamina K3 (menadiona) é um composto sintético que pode ser convertido em K2 no trato intestinal.
A vitamina K é necessária principalmente para o mecanismo da coagulação sanguínea, que nos protege de sangrar até à morte a partir de cortes e feridas, bem como contra as hemorragias internas. A vitamina K é essencial para a síntese da protrombina, uma proteína que converte o fibrinogénio solúvel em circulação no sangue numa proteína bastante insolúvel chamada fibrina, o componente principal de um coágulo sanguíneo.
As fontes: os vegetais de folhas verdes, tais como folhas de nabo, espinafres, couve e alface.



Referências Bibliográficas:
A. Marzzoco, B.B. Torres (1999) Bioquímica Básica. 2nd ed., Guanabara-Koogan,
Rio de Janeiro.
D.L. Nelson, M.M. Cox (2005) Lehninger Principles of Biochemistry. 4th ed.,
Freeman and Company, New York



Feito por Rayssa Fachette

Um comentário:

  1. muito obrigado, eu estava fazendo um trabalho sobre vitaminas no google, e encontrei o blog de vocês! E tirei tudo daqui, e a professora me deu nota 10, valeu ai ...

    ResponderExcluir